sábado, 30 de agosto de 2008

Viva o botafoguismo


Normalmente eu evito tratar de uma das minhas maiores paixões no espaço deste blog, a saber: o Botafogo de Futebol e Regatas. Entendo que assim como a religião (que, no caso, eu não possuo) o clube de futebol é algo que pertence a esfera do privado e, sendo assim, costumo voltar minhas atenções neste espaço aos debates eminentemente públicos da nossa realidade. No entanto, a avassaladora fase pela qual vem passando o Fogão e o sepulcral silêncio do flamenguismo no espaço dos blogs co-irmãos da cidade, retiraram-me momentaneamente da minha posição natural quanto ao tema. Na verdade, o que venho comentar é o interessantíssimo blog "Botaguismo" (http://www.botafoguismo.blogspot.com/) criado por um pessoal que, como eu, é apaixonado pelo Botafogo e cultua a identidade botafoguense como uma identidade necessariamente progressista e de esquerda que, na verdade, é o espírito clássico dos botafoguenses e que vem sendo maculado por uma certa onda de novos botafoguenses. Vale a pena conferir e viva o Fogão!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Na trincheira da memória


A tarefa de analisar a realidade social mundial e brasileira, principalmente, se impõe a mim como dever de ofício e, dentro do contexto atual, a maior parte dos fenômenos que se manifestam expressam o poderio da hegemonia reacionária do grande capital sobre a humanidade, ainda questionada de modo incipiente nesta etapa histórica de refluxo das lutas em nome do projeto progressista do socialismo. No entanto, seja no mundo, seja no Brasil, despontam sinais que mostram que a dignidade humana e seus valiosos partidários não estão dispostos a desaparecer do cenário histórico nem capitular diante das forças sociais anti-humana aparentemente triunfantes.
Em nosso país, por exemplo, vem ganhando corpo nas últimas semanas a iniciativa de resgatar um debate absolutamente fundamental para a definição do sentido e das formas que deve assumir o desenvolvimento futuro da sociedade brasileira, faço referência aqui a reivindicação relativa à punição dos torturadores que atuaram durante o regime ditatorial empresarial-militar instaurado a partir de 1964.
Desde o início do processo de abertura “lenta, segura e gradual” do regime ditatorial, tal como foi imposto pelas forças políticas dominantes e aceito pelas forças de oposição, quando foi assinada a lei de anistia - com seu caráter “amplo, geral e irrestrito” - a sociedade brasileira não havia conseguido acumular capacidade política para colocar de volta no debate público – tal como fizeram todos os nossos vizinhos da América do Sul que passaram pelas traumáticas experiências ditatoriais – a responsabilização jurídica e penal daqueles que cometeram crimes contra a humanidade a serviço do Estado.
A ousada luta das mais de 100 organizações de ex-perseguidos políticos e familiares que existem hoje no Brasil e a valiosa iniciativa do Ministério Público Federal no sentido de processar os ex-agentes do DOI-CODI de São Paulo, estão encontrando, a cada dia que passa, uma adesão maior na sociedade civil. Hoje, já é possível afirmar que existe uma poderosa corrente de opinião organizada que está pressionando pelo processamento e punição dos torturadores da ditadura que não poderiam, sob nenhum ângulo jurídico sério, haver encontrado refúgio na lei de anistia. A agressividade dos setores reacionários da sociedade que apelam para o “esquecimento do passado” mostra bem o tipo de “transição democrática” que tivemos no Brasil. Daqui, sigo na trincheira da memória, pois rever nosso passado é um poderoso meio para abrir horizontes no futuro.

Lulismo ataca o ANDES-SN


Segue abaixo importante denúncia, publicada no portal eletrônico do PSTU (http://www.pstu.org.br/), de uma execrável tentativa de manipulação governista da luta social. A luta da CUT governista contra o combativo sindicato nacional dos professores universitário (Andes-SN) é uma expressão clara do papel nefasto do governismo no interior do campo das organizações populares e dos trabalhadores.


CUT tenta criar novo sindicato para frear o combativo Andes

No último dia 20, o jornal carioca O Globo publicou uma nota anunciando a fundação de um novo sindicato nacional de professores universitários. A iniciativa teria sido da CUT, tendo em vista, segundo o jornal, que os docentes estariam “descontentes com a atuação do sindicato nacional da categoria, a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes)”. A assembléia de fundação dessa nova entidade aconteceria na própria sede da CUT.

Esse é mais um ataque da CUT e dos governistas contra aqueles que seguem lutando, que não se venderam ao governo Lula. Faz parte de um pacote de arbitrariedades contra a livre organização sindical.


Um histórico de lutas contra o governo Lula


O Andes-SN desfiliou-se da CUT em 2004, em assembléia legitima e representativa da categoria. O sindicato nunca se rendeu aos ataques do governo Lula. Esteve à frente das principais lutas, como a mobilização contra a reforma da Previdência, em 2003, que se chocou diretamente contra o governo federal.

Como parte do funcionalismo federal, é uma categoria que sofre cotidianamente com a defasagem salarial imposta por Lula e com as inúmeras tentativas de retirada de direitos. Em momento algum, a entidade se vendeu. Pelo contrário, quando a CUT já não mais defendeu os interesses dos trabalhadores, rompeu com essa central e buscou uma alternativa de luta na Conlutas.

Essa prática da CUT não é novidade. Em São José dos Campos (SP), a CUT criou arbitrariamente o Sindaeroespacial, um sindicato fantasma para representar os trabalhadores da Embraer, mas que não representa ninguém. O sindicato legítimo da categoria é o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que se opõe à CUT e ao governo e, por isso, causa tanto incômodo.

Abaixo, publicamos a nota de esclarecimento do Andes sobre o ocorrido.


Nota de esclarecimento da diretoria do ANDES-SN sobre matéria veiculada no O Globo cuja abordagem é a criação de uma nova entidade


A propósito da matéria veiculada no jornal O Globo, edição do dia 20/08/08, intitulada “CUT fará assembléia para criar nova entidade em substituição à Andes”, vimos esclarecer a categoria e a sociedade em geral o seguinte:


1) O ANDES-SN é o legítimo representante dos docentes das Instituições de Ensino Superior no país. Mesmo ainda quando Associação, a Andes teve importante papel no processo de discussão política e de redemocratização do país durante a década de 1980. A partir da Constituição Federal de 1988, com a abertura política vivenciada pela sociedade brasileira, a categoria docente decidiu transformar a Associação em Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior do Brasil, formalmente registrado, reconhecido pelos sucessivos governos e pela sociedade brasileira, tendo sua representatividade legalmente reconhecida inclusive pelo Supremo Tribunal Federal. Portanto, sua legitimidade se expressa pelo reconhecimento de sua representação profissional e de sua contribuição com a produção crítica e defesa incondicional da Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade socialmente referenciada em todos os níveis.


2) Desde sua criação, mesmo ainda quando Associação, o ANDES-SN sempre se pautou pelos princípios da democracia em sua forma de funcionamento, com estrutura organizacional pela base, e da autonomia em relação ao governo, aos partidos políticos e às administrações universitárias. Democracia e autonomia têm sido princípios estatutários caros e diferenciais na nossa atuação política, e nunca nos filiamos nem nos deixamos pautar por orientações político-partidárias de qualquer bandeira. Assim, a referida matéria d’O Globo, ao afirmar que o ANDES-SN é vinculado a partidos de oposição ao governo, não expressa a verdade histórica e confunde a opinião pública, implantando nela uma leitura politicamente falsa e equivocada.


3) A propósito da iniciativa da CUT/Proifes quanto à criação de outro sindicato na mesma base de atuação do ANDES-SN, entendemos tratar-se de um processo cujas motivações políticas, além de não refletirem o movimento nem os interesses da ampla maioria das bases do nosso Sindicato, sugerem a conseqüente subordinação sindical aos interesses da CUT e de setores do governo, que vêem na domesticação e controle dos movimentos sociais e sindicais uma estratégia fundamental de controle político que favorece o projeto de governo e tem por objetivo enfraquecer a resistência dos trabalhadores em relação às propostas de reformas sindical e trabalhista.


4) Diferentemente do que afirma a referida matéria jornalística, o presidente do ANDES-SN é o Prof. Dr. Ciro Teixeira Correia, da USP, e não o Prof. Dr. José Vitório Zago, da UNICAMP, este o 1º tesoureiro do Sindicato.


5) Temos convicção de que a categoria docente, ciente gravidade do ataque e das implicações que sofrerá, saberá dar a resposta política necessária à tal iniciativa oportunista e divisionista, sobretudo no contexto de precarização das condições de trabalho, de afronta e ataques à atuação do nosso Sindicato e de diversos movimentos sociais no país. Por estas razões, reiteramos a conclamação a toda a categoria à defendermos o ANDES-Sindicato Nacional e o projeto de Educação e de Universidade democrática e historicamente construído ao longo dos quase 30 anos de nossa existência.


Brasília-DF, em 20/08/09


Diretoria do ANDES-SN

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Uma reveladora ocultação


O mundo inteiro se delicia com a beleza e com a grandiosidade dos jogos olímpicos de Pequim, ou Beijing conforme o caso, e ainda estão na memória de milhões as imagens, simultaneamente poderosas e delicadas, proporcionadas pelo governo chinês ao mundo na cerimônia de abertura destes jogos, cerimônia esta que foi considerada pela maioria dos analistas como a mais deslumbrante já realizada até agora.
A espetacular grandiosidade e beleza da cerimônia de abertura dos jogos foi o ponto culminante do processo de remodelagem de Beijing resultante de uma frenética atividade dirigida pelo governo chinês ao longo dos últimos anos, na qual buscou-se não apenas impressionar os olhos do mundo com belas imagens, mas também apresentar ao mundo uma China moderna, pujante economicamente, poderosa politicamente e culturalmente civilizada e humanista.
A belíssima cerimônia de abertura das Olimpíadas foi objeto de atenção, comentários e análises nas mais diversas partes do mundo. Os organizadores da cerimônia se propuseram a expressar nela o esplendor da história e da cultura chinesas. É obvio que em um evento de curta duração como foi esta cerimônia de abertura, são selecionados certos aspectos a serem apresentados e outros são descartados, porém, chama muito a atenção o fato de que o governo do partido comunista chinês tenha resolvido ignorar, justamente, o maior e mais importante episódio da história chinesa no século XX: a grande revolução de 1949.
Esta reveladora ocultação na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Beijing está tão relacionada com a necessidade do governo chinês de apresentar ao mundo um país “normal”, ou seja, capitalista, como também com uma necessidade política interna deste mesmo governo: a glorificação do conformismo social. Com a restauração capitalista habilmente conciliada com a manutenção da ditadura dos burocratas, neo-empresários e mega-magnatas do “renovado” partido comunista, a China tornou-se o paraíso das multinacionais que lá produzem para exportar ao mundo inteiro pagando alguns dos mais baixos salários do planeta, garantidos pelo controle totalitário do governo sobre a força de trabalho. No contexto do aprofundamento das grotescas desigualdades sociais, explodem por todo o país rebeliões populares de caráter étnico, nacional, fundiário e especificamente trabalhista, que passam a ser sufocadas não apenas pela força das baionetas mas também pela nova ideologia oficial do conformismo neo-confucionista.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O reverso da moeda


Nesta semana o Ipea divulgou uma série de números relativos à evolução da renda no Brasil que foram amplamente comemorados pelo governo federal e pelas grandes corporações da mídia empresarial. Segundo os resultados da pesquisa divulgada em relação à renda da População Economicamente Ativa do país, baseada no rendimento domiciliar total, mais da metade dos brasileiros estariam enquadrados hoje na classe média, o que levou alguns veículos midiáticos a comparar a atual situação do Brasil com aquela de países desenvolvidos como os Estados Unidos, por exemplo.
Além das críticas referentes à metodologia utilizada na pesquisa (críticas que se referem ao fato de que ao basear os números no rendimento domiciliar total, a pesquisa se torna incapaz de compreender as diferenças concretas que se manifestam entre, por exemplo, famílias com números diferentes de integrantes), é possível levantar, da mesma maneira, alguns questionamentos a respeito do significado dos números divulgados quando postos lado a lado com os números divulgados na semana passada pelo DIEESE relativos a elevação dos preços da cesta básica.
De acordo com o Ipea, os 51,8% de famílias brasileiras com renda domiciliar total entre R$ 1064 e R$ 4591 constituiriam a classe média, e, em função deste números, teríamos suficientes razões para comemorar o ingresso do Brasil no campo dos países econômica e socialmente mais prósperos, no entanto, se avaliados paralelamente aos números divulgados pelo DIEESE, é possível tirar conclusões bem menos animadoras em relação à situação econômica e social do país. A elevação do preço dos alimentos, e conseqüentemente do custo de vida, levou o DIEESE a divulgar um novo valor para o salário mínimo constitucional: R$ 2178,30. O salário mínimo do DIEESE é o valor, calculado pela instituição, que o salário mínimo deveria possuir para que fosse capaz de cumprir o papel que lhe é imposto pela Constituição, ou seja, garantir para um trabalhador e sua família o suficiente para cobrir seus gastos com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência. Sendo assim, de acordo com o DIEESE, as nossas tão celebradas famílias de classe média do Ipea possuem renda domiciliar total que varia de meio a dois salários mínimos constitucionais. Ou ainda, quase 85% das famílias brasileiras possuem renda domiciliar total inferior ou aproximadamente igual ao que deveriam ser dois salários mínimos de acordo com a imposição constitucional. Ainda resta muito a comemorar?

Esmagar o ovo da serpente fascista!


Segue abaixo texto de convocação para o ato nacional contra o gangsterismo sindical e a criminalização das lutas dos trabalhadores. Como já diziam os milicianos espanhóis nos anos 30: Fascistas, no pasarán! Lembremos que o preço de manutenção de nossas parcas liberdades é, como sabem mesmo os liberais, a eterna vigilância e prontidão.

Dia 20 de agosto - Ato Nacional em São José dos Campos - contra o gangsterismo sindical e a criminalização das lutas e organizações dos trabalhadores


Em mais um episódio lamentável de gangsterismo sindical patrocinado pela CUT, um trabalhador foi ferido à bala quando a assembléia em que participava foi invadida por jagunços armados.


No dia 01 de agosto a sede da CONLUTAS em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, sofreu um atentado a tiros. Gangsteres e bandidos armados de escopetas, rojões e revolveres invadiram a sede quando os trabalhadores da Construção Civil da Revap preparavam sua assembléia para fundar uma ASSOCIAÇÃO DE AJUDA MUTUA E SOLIDARIEDADE DOS TRABALHADORES.

A sede da CONLUTAS fica em uma área pertencente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Cerca de 30 homens armados, alguns encapuzados, desceram de um ônibus vindo de outra cidade e invadiram o local com gritos, ameaças e tiros. Houve quebra-quebra de instalações da sede, móveis, três carros do sindicato e do caminhão de som, que estavam estacionados no local. Um trabalhador foi baleado na cabeça e tiros foram disparados contra o coordenador da CONLUTAS.

Durante a invasão nada de valor foi roubado. Apenas documentos relativos à fundação da Associação foram levados. Tais como a ata e a lista de presença da assembléia.Os fatos são de extrema gravidade. Este é o maior ataque a uma organização do movimento operário desde a época da Ditadura Militar. Atos como estes relembram o fascismo italiano, onde a violência e o bandidismo eram utilizados contra os trabalhadores.

As características da ação e o interesse dos bandidos em levar do local unicamente a ata da assembléia bem como a lista de assinaturas não deixa dúvidas sobre os beneficiados por essa ação criminosa. Trata-se da CUT (Central à qual é ligado tanto o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São José dos Campos, como a Federação Estadual à qual este sindicato é filiado). Estamos, certamente, frente a mais um ato de banditismo sindical praticado por esta Central Sindical, como o que vimos recentemente em Diadema/SP, contra trabalhadores do transporte rodoviário.

É mais um passo destes sindicalistas que viraram as costas para os direitos dos trabalhadores para defenderem o governo e os patrões. É a serviço das empreiteiras da ECOVAP e da própria Petrobrás que estes sindicalistas atuam ao tentar impedir a organização independente dos trabalhadores da Construção Civil. Da mesma forma que tentam dividir a categoria dos Metalúrgicos em São José, criando, em parceria com a própria empresa, um sindicato paralelo dos trabalhadores da Embraer. E não medem mais esforços, perderam todos os pruridos para fazer esta defesa chegando ao ponto que vimos no ataque em São José dos Campos.

É o mesmo interesse em defender as políticas econômicas do governo Lula que leva esta Central a patrocinar a convocação de uma assembléia nacional de professores das universidades federais para tentar fundar um sindicato na base do ANDES - Sindicato Nacional. Querem ajudar o governo a quebrar a resistência dos trabalhadores do serviço público contra suas políticas neoliberais.

Estes episódios, por outro lado, se inscrevem nos marcos da intensificação da criminalização dos trabalhadores, suas lutas e suas organizações. O Interdito Proibitório virou moda e ameaça de forma generalizada os direitos sindicais dos trabalhadores. As demissões e perseguições contra ativistas, dirigentes e movimentos é cada vez maior e mais violenta. A tentativa do Ministério público do RS de criminalizar e ilegalizar o MST é apenas o exemplo mais sombrio com que convivemos neste momento.

A CONLUTAS e os trabalhadores terceirizados da REVAP exigem do Governo Lula, da Polícia Federal, do Governo Serra e da Policia do Estado que investiguem, identifiquem os bandidos - e seus mandantes - que atacaram a assembléia dos trabalhadores e assegurem punição exemplar para todos eles. Queremos que seja esclarecido o papel da CUT (Sindicato da Construção Civil e Federação Estadual) neste ato lamentável.

E também que seja investigada a participação das empreiteiras da ECOVAP e da Petrobrás neste episódio. O direito de livre organização dos trabalhadores e das entidades sindicais são garantidos pela Constituição, e é um dever do Estado garanti-los.

O ataque à sede da CONLUTAS é um ataque ao conjunto das organizações independentes do movimento operário. Uma agressão a todos que repudiam o uso da violência física para dirimir diferenças políticas.

Assim estamos conclamando a todas as entidades sindicais, movimentos populares, entidades democráticas, a somarem-se nesta luta em defesa do direito a livre organização dos trabalhadores, em repúdio ao gangsterismo sindical e ao uso da violência contra os trabalhadores e suas lutas, bem como contra todas as formas de criminalização da luta e da organização dos trabalhadores.

Dia 20 de agosto próximo será realizado um ato político, de caráter nacional, em São José dos Campos, em solidariedade aos trabalhadores da região, contra o banditismo sindical, e contra toda forma de criminalização da luta e da organização dos trabalhadores. Convidamos todos os sindicatos, movimentos populares, parlamentares, personalidades e entidades democráticas a participarem.


Coordenação Nacional da Conlutas / Coordenação da Conlutas do Vale do Parayba

sábado, 2 de agosto de 2008

Urgente: ataque fascista!


Segue abaixo uma gravíssima denúncia de uma demonstração cabal do caráter ainda muito precariamente democrático de nosso país. Quando organizações de trabalhadores são atacadas de modo tão bárbaro e brutal em pleno centro urbano de uma importante cidade industrial no estado mais importante do país, isto é sinal de que vivemos um momento muito grave. É urgente cercar de toda solidariedade possível os trabalhadores terceirizados da REVAP e a Conlutas, que por seu classismo e sua independência diante dos patrões e dos governos se torna alvo preferencial dos ataques do capital e de seus serviçais no movimento sindical. É urgente divulgar ao máximo esta denúncia e cobrar das autoridades que os responsáveis sejam punidos exemplarmente. Viva a luta dos trabalhadores! Viva a Conlutas!


Encapuzados invadem sede da Conlutas em São José e atiram contra operários


Invasores pretendiam impedir fundação de associação de operários da Revap

Um crime bárbaro contra a livre organização dos trabalhadores. Nesse dia 1º de agosto, sexta-feira, estava marcada a assembléia para a fundação da associação dos trabalhadores terceirizados da construção civil da Revap, a refinaria da Petrobras em São José dos Campos (SP). Os operários resolveram fundar uma associação pois o sindicato da categoria, ligado à CUT, é amplamente repudiado pela base e não representa os interesses dos trabalhadores.Ataque brutal

A assembléia começou às 18 horas na sede da Conlutas, no centro de São José. Às 18h10, quando já havia 70 trabalhadores no prédio e alguns operários ainda chegavam ao local, cerca de 60 homens invadiram violentamente o prédio. Testemunhas afirmam que os invasores chegaram ao local em um ônibus. Encapuzados e portando armas de fogo de grosso calibre, depredaram o prédio e os carros estacionados no local. “Estavam com escopetas, metralhadoras, bombas, e todo tipo de arma; chegaram a atirar e soltar rojões contra os trabalhadores”, afirmou ao Portal do PSTU José Donizete de Almeida, da Coordenação da Conlutas do Vale do Paraíba.

Um operário foi atingido por um tiro na mão. Os homens encapuzados também roubaram a ata, estatuto e demais documentos da assembléia, demonstrando a clara intenção de impedir a fundação da associação. Permaneceram dez minutos no prédio e fugiram, deixando para trás um rastro de destruição e quase uma vítima fatal.“Exijo uma investigação profunda sobre esse ataque contra a livre organização dos trabalhadores”, afirmou Donizete. A organização da associação ia contra muitos interesses. “A fundação da associação desagradava a Petrobras, as empreiteiras e o sindicato da Construção Civil, ligada à CUT”, denunciou ainda Donizete.

Apesar do ataque e do seqüestro dos documentos, a associação foi fundada. ”Não vai ser isso que vai nos abalar, estamos com a cabeça erguida e fundamos a associação, mesmo com o sangue dos trabalhadores”, declarou o dirigente da Conlutas, que ainda chamou a todas as entidades do movimento sindical e popular a repudiar esse bárbaro ataque.Vitória contra os patrões e a CUTOs trabalhadores da Construção Civil da Revap protagonizaram uma das principais mobilizações operárias desse primeiro semestre. Indo contra a direção do próprio sindicato, ligado à CUT, os trabalhadores buscaram o apoio da Conlutas para realizar uma forte greve. A mobilização durou um mês e terminou com uma contundente vitória.

A Petrobras e as empreiteiras, porém, foram para o ataque. Nas últimas semanas anunciaram centenas de demissões, incluindo as principais lideranças da greve. A direção da Petrobras chegou a chamar e autorizar a entrada da tropa de choque na refinaria para reprimir uma manifestação dos operários contra as demissões.

As mobilizações reforçaram para os trabalhadores a necessidade de uma entidade alternativa ao sindicato cutista, amplamente repudiado na base da categoria. O sindicato da CUT desconta mensalmente 1% dos salários de todos os trabalhadores. Isso garante uma receita que ultrapassa R$ 1 milhão ao ano, mesmo a entidade tendo pouquíssimos filiados.

Daí dá pra se ter uma idéia dos interesses que estão contra a organização independente dos operários da refinaria.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Espaço Público


Ontem foi ao ar a última edição do programa Espaço Público na TV Brasil, antiga TVE do Rio de Janeiro. Este programa, que em minha opinião era o melhor da TV aberta, se constituiu, durante os sete anos em que esteve no ar, em um fórum democrático, amplo e diversificado de debates e confrontos de idéias, onde se aprofundavam, analítica e criticamente, os acontecimentos noticiados durante o dia na imprensa. Como assíduo telespectador deste programa desde sua estréia em 2001, não estou disposto a aceitar qualquer pretensa justificativa supostamente técnica para a extinção do programa por parte da direção da TV Brasil. Não só entendo que é importante que fique bem claro qual era o problema do programa (excesso de independência, talvez?) como também que a direção da TV Brasil reveja sua posição. Aderindo à campanha que já circula na Internet, divulgo seu texto integral. Por uma TV pública democrática, este é o nosso anseio.


Em defesa do único fórum de debates políticos e de atualidades na TV Brasileira: todos juntos pela permanência do... Gostaríamos de externar nossa insatisfação com relação à retirada do programa "ESPAÇO PÚBLICO" da grade de programação da TV BRASIL, prevista para 31 de julho de 2008.

Consideramos que uma das principais funções de uma TV PÚBLICA é incentivar o debate de grandes temas nacionais, garantindo a liberdade de expressão e a pluralidade de opiniões. Sem que haja transparência e democracia, não existe TV PÚBLICA. Assim como também não existe TV PÚBLICA se há subordinhação aos interesses ou à mesma lógica mercadológica que rege as redes e emissoras comerciais.

A dificuldade em obter patrocínio para um determinado programa não pode e nem deve ser o único fator a ser levado em consideração para sua descontinuidade. Sobretudo porque o país confia ao conselho gestor os recursos necessários à TV PÚBLICA, a fim de ela cumpra sua missão de oferecer à população conteúdos relevantes e que não necessariamente são contemplados pela lógica de mercado. Participe também desta campanha enviando uma cópia da mensagem acima para o SAP da TV BRASIL:http://democracia. comunicacaopopular.org/