sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Espaço Público


Ontem foi ao ar a última edição do programa Espaço Público na TV Brasil, antiga TVE do Rio de Janeiro. Este programa, que em minha opinião era o melhor da TV aberta, se constituiu, durante os sete anos em que esteve no ar, em um fórum democrático, amplo e diversificado de debates e confrontos de idéias, onde se aprofundavam, analítica e criticamente, os acontecimentos noticiados durante o dia na imprensa. Como assíduo telespectador deste programa desde sua estréia em 2001, não estou disposto a aceitar qualquer pretensa justificativa supostamente técnica para a extinção do programa por parte da direção da TV Brasil. Não só entendo que é importante que fique bem claro qual era o problema do programa (excesso de independência, talvez?) como também que a direção da TV Brasil reveja sua posição. Aderindo à campanha que já circula na Internet, divulgo seu texto integral. Por uma TV pública democrática, este é o nosso anseio.


Em defesa do único fórum de debates políticos e de atualidades na TV Brasileira: todos juntos pela permanência do... Gostaríamos de externar nossa insatisfação com relação à retirada do programa "ESPAÇO PÚBLICO" da grade de programação da TV BRASIL, prevista para 31 de julho de 2008.

Consideramos que uma das principais funções de uma TV PÚBLICA é incentivar o debate de grandes temas nacionais, garantindo a liberdade de expressão e a pluralidade de opiniões. Sem que haja transparência e democracia, não existe TV PÚBLICA. Assim como também não existe TV PÚBLICA se há subordinhação aos interesses ou à mesma lógica mercadológica que rege as redes e emissoras comerciais.

A dificuldade em obter patrocínio para um determinado programa não pode e nem deve ser o único fator a ser levado em consideração para sua descontinuidade. Sobretudo porque o país confia ao conselho gestor os recursos necessários à TV PÚBLICA, a fim de ela cumpra sua missão de oferecer à população conteúdos relevantes e que não necessariamente são contemplados pela lógica de mercado. Participe também desta campanha enviando uma cópia da mensagem acima para o SAP da TV BRASIL:http://democracia. comunicacaopopular.org/

Um comentário:

Isaque Marques disse...

O que pôde levar uma Emissora como a TV Brasil, sem maiores justificativas tirar do ar um programa com a característica do Espaço Público? Desde 2002 quando se chamava OLHAR, eu já o acompamnhava e vi como o programa a cada dia se tornava um espaço aberto e democrático, e uma excelente oportunidade para se conhecer profundamente o dia-a-dia da política, da economia, da justiça, na verdade de todos os grandes temas que acompanham a vida dos brasileiros.
Um espaço, livre, crítico, independente, racional que sua ausência só fez mexer nas noites dos brasileiros. Elas ficaram mais pobres.