segunda-feira, 30 de junho de 2008

Avança a criminalização dos movimentos sociais


A concepção de democracia defendida pelos representantes políticos e ideológicos do capital não admite a participação autônoma das classes populares organizadas. Uma vez que os trabalhadores tendem a se lançar à luta para reverter o processo de precarização que se impõe à sua existência, as forças do status quo reagem duramente.
No momento em que fica cada vez mais claro que a esquerda política e social se encontra profundamente fragilizada, principalmente em razão da adaptação de seu setor majoritário à ordem burguesa, as forças políticas reacionárias desferem violentamente seu ataque que busca lançar na ilegalidade as lutas sociais e as organizações populares. No Rio Grande do Sul o Ministério Público move ação exigindo a dissolução do MST, no Pará um dos advogados da Comissão Pastoral da Terra é condenado a mais de dois anos de prisão por apoiar ocupações de terra e de prédios públicos, em São Paulo a APOESP (associação dos professores da rede estadual) é condenada a pagar uma absurda multa de quase R$ 160 mil por mobilizar a categoria e interditar a Avenida Paulista.
Como já afirmavam alguns dos mais importantes teóricos clássicos do socialismo, como Lênin, Trotsky e Rosa Luxemburg: o que pode sustentar e fazer avançar a verdadeira democracia é a luta organizada das classes populares, se, ao contrário, as massas deixam as ruas, entregam a política ao controle exclusivo das grandes corporações empresarias e sua concepção autoritária, elitista e pasteurizada de “democracia”.

2 comentários:

Maurício Quitete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurício Quitete disse...

Infelizmente o conceito de MST, judicialmente e popularmente falando, ainda é antidemocrático.

Maycon, e agora, qual será a solução para essa eleição:
- Votar nulo e ficar na minoria?
- Votar em Arnaldo para não ser enganados pelo grupo de Rosinha?
- Votar em Rosinha para não ser enganados pelo grupo de Arnaldo?
Como você mesmo sabe, o povo quer "pão e circo", e nisso Arnaldo Vianna e Garotinho são mestres!
Abraços!