domingo, 8 de março de 2009

Realismo crítico

É muito importante saber que diante dos múltiplos avanços do irracionalismo obscurantista e fundamentalista, como expresso no caso do ataque da igreja católica à família da menina de 9 anos estuprada pelo padrasto, os partidários do pensamento progressista são capazes de contra-atacar. Divulgo abaixo a chamada de trabalhos de um evento intelectual da maior importância a se realizar na UFF em Niterói. Diferentemente do que entende o senso comum (mesmo o senso comum culto e científico) a filosofia tem um papel enorme, para o bem ou para o mal, na definição das formas de nossa vida social, e o realismo crítico é o que há de mais avançado nesta esfera do pensamento, seu desenvolvimento é certamente fundamental para o progresso social como um todo.

A XII Conferência Anual da Associação Internacional para o Realismo Crítico (IACR) terá como tema "Realismo e Emancipação Humana: Um Outro Mundo É Possível?". O evento será sediado pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, no período de 23 e 25 de julho de 2009 e contará com a presença de renomados intelectuais brasileiros e internacionais (Alex Callinicos, Alvaro Bianchi, Mario Duayer, Nicolas Tertulian, Roy Bashkar, Virgínia Fontes e muitos outros).

Tema da Conferência: Realismo e Emancipação Humana: Outro Mundo É Possível?

Nos últimos trinta anos o realismo crítico apresentou o seu projeto de elaborar uma o­ntologia que pudesse rivalizar em qualquer nível com a o­ntologia explícita nas tradições positivista e idealista. A o­ntologia resultante desse esforço coletivo deveria ser capaz de fornecer à ciência, natural e social, um fundamento filosófico explícito.

A filosofia para a ciência proposta pelo realismo crítico pressupõe que a verdade faz uma diferença. Contra doutrinas teóricas da moda contemporâneas, para as quais a verdade é simplesmente uma “quinta roda”, o realismo crítico concentra seus esforços na demonstração de que podemos ter um conhecimento objetivo da realidade. No caso da realidade social, o realismo crítico sustenta enfaticamente que o conhecimento objetivo é um pressuposto para a emancipação humana de estruturas sociais opressivas, desiguais, indesejáveis e desnecessárias.

Afirmar a verdade como uma condição para a emancipação humana parece ser ainda mais crucial nos dias de hoje, especialmente porque a surpreendente e abrupta retirada do “relativismo no atacado” prevalente nos anos 80 e 90 deixou um rastro de idéias que influenciam as práticas científica, econômica, política, cultural etc. A conferência tem a intenção de discutir, com a contribuição de diversas perspectivas teóricas realistas, a eliminação desse rastro que, fundado no realismo empírico, implícita ou explicitamente impede conceber outro mundo possível.

Chamada de Trabalhos

Data-limite para envio dos resumos: 16 de março de 2009. Os resumos devem ser enviados para iacr2009@vm.uff.br. Os resumos devem ser no máximo de 250 palavras, de preferência em formato Word.

Os resumos selecionados serão notificados até meados de abril de 2009. Os artigos selecionados deverão ser entregues até 11 de maio de 2009. A Conferência pretende receber contribuições de todas as áreas das ciências sociais e naturais. A chamada de trabalhos dirige-se a pesquisadores que investigam temas do realismo crítico e a todos aqueles que, desde diferentes perspectivas, procuram suspender o persistente embargo à crítica o­ntológica e, conseqüentemente, reafirmam o nexo entre verdade e emancipação humana.Para mais informações, acesse o site oficial da conferência (www.uff.br/iacr/)

5 comentários:

Pedro Mota disse...

Estou a segui-lo aqui de Portugal, com muito gosto. A luta pela Razão é um elemento essencial da luta pela liberdade. Tal tornou-se mais claro do que nunca desde que Kant escreveu: «Ousa fazer uso do teu próprio entendimento.» Bem haja.

Maycon Bezerra de Almeida disse...

Saudações Pedro, é com enorme satisfação que fico sabendo que estas breves linhas são lidas tão longe daqui. Seja bem-vindo e fique à vontade!

Roberto Torres disse...

Muito interessante Maycon.

Anônimo disse...

isto é uma chatisse nao me entereça o q vcs dizem .

Anônimo disse...

por isso que o brisil ta uma porcaria.. sao pessoas assim que nem esse sem graça que fazem o brasil cair cada vez mais. adoreeeei o site...