sexta-feira, 25 de julho de 2008

Os blogs e a política

Acredito que grande parte dos leitores já conhece a realidade da expansão do número e influência dos blogs na vida da cidade de Campos. Na verdade, esta expansão é o reflexo local de um processo que é nacional, para não dizer global. No entanto, em nosso contexto local, onde os jornais de maior tiragem e quantidade de leitores se assemelham a panfletos das duas grandes facções políticas rivais que disputam o controle do orçamento municipal, a demanda por informação e análise crítica, objetiva e séria tornou-se extremamente ampla e, desta forma, vem sustentando o crescimento da capacidade informativa e, por assim dizer, política dos blogs da cidade.
O processo eleitoral municipal que se inicia é o primeiro que a cidade vive contando com uma ampla presença dos blogs no cenário público. Certamente é possível calcular que esta presença poderá trazer alguns elementos novos que, por sua vez, podem contribuir para desestabilizar o tradicional modus operandi da política clientelista e corrupta que domina o processo eleitoral em Campos. Da mesma maneira que os blogs têm conseguido impor alguns debates e questões à imprensa local mainstream, é possível que questões e polêmicas relativas ao processo eleitoral municipal, que surjam no âmbito dos blogs, possam ganhar repercussão, seja ao nível do eleitorado (ou de parte dele), seja ao nível das instâncias políticas e jurídicas competentes pela regulação do processo eleitoral.
As tradicionais ilegalidades que fazem parte da lógica das disputas eleitorais na cidade, como a compra de votos, a utilização de servidores públicos nas campanhas e a violência, e que se constituem em mecanismo fundamental para a reprodução dos esquemas de poder das facções políticas dominantes, exigem uma operacionalização minimamente discreta ou, até mesmo secreta, em alguns casos. Isto posto, as denúncias que os blogs podem fazer – como já estão fazendo – com relação à revelação de atividades irregulares e ilegais no processo eleitoral têm um potencial político moralizador e democrático extremamente significativo. Unamo-nos, todos os cidadãos e cidadãs campistas que preservam sua capacidade crítica, em uma campanha para promover denúncias sobre o maior número possível de irregularidades e ilegalidades no presente processo eleitoral através destes magníficos instrumentos de democratização da comunicação que são os blogs!

Um comentário:

xacal disse...

boa análise, maycon...

os meios de comunicação tradicionais procuram ignorar os blogs, em uma postura típica de "avestruz", com temor de qualquer possibilidade de "quebra" do monopólio que antes exerciam sobre a formação de opinião...

os blogs com sua interatividade e com informação instântanea possibilitam o exercício do debate que fortalecem o convívio democrático...

se os grandes "jornalões" continuarem a ignorar esse fenômeno, correm sério risco de serem engolidos por eles...