quinta-feira, 3 de julho de 2008

Tem início o I Congresso da Conlutas



Começou hoje, na cidade de Betim em Minas Gerais, o primeiro congresso da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), uma organização que congrega sindicatos, oposições sindicais, entidades estudantis e movimentos populares. A Conlutas surgiu como uma alternativa diante do processo de degeneração da CUT que passou, desde a eleição de Lula, a funcionar como uma correia de transmissão do governo federal contra os interesses dos trabalhadores. Este primeiro congresso da Conlutas tende a entrar para a história de nosso país como um passo decisivo na reorganização da classe trabalhadora brasileira depois da experiência com o governo Lula. Abaixo segue um histórico da Conlutas divulgado no portal eletrônico da organização.


Desde a sua criação, no encontro de Luziania, em 2004, sua fundação oficial, em 2006, passaram-se somente quatro anos. Parece pouco, mas nesses anos a Conlutas construiu uma história de lutas, pela base e com democracia. Uma breve história, mas que já está marcada na história das lutas dos trabalhadores brasileiros.

2004

Encontro de Luziania
O Encontro Nacional Sindical que reuniu cerca de 1.800 pessoas, em Luziania (GO), nos dias 13 e 14 de abril. Aquele encontro seria um marco na organização da Conlutas. Sindicatos, entidades e organizações de trabalhadores lançaram uma Coordenação Nacional de Lutas para responder às demandas do movimento diante de seus desafios.

16 de junho - a primeira marcha a Brasília da Conlutas
Milhares de ativistas de todo o país participaram da primeira marcha da Conlutas a Brasília. Criatividade, alegria, descontração e muita disposição de luta marcaram aquele protesto nas ruas da capital federal. Contra as reformas Sindical e Trabalhista e contra o desmonte dos serviços públicos foram as principais bandeiras da manifestação.

2005

17 de agosto - Conlutas realiza ato contra corrupção
A Conlutas organiza um grande ato na Esplanada dos Ministérios contra a corrupção, quando estoura o escândalo do mensalão. As denúncias de corrupção moveram trabalhadores, estudantes, os movimentos de norte a sul do país para protestar em Brasília. Um fato expressivo neste momento foi o ato realizado pelos governistas UNE, CUT e PT em apoio ao governo que culminou num fracasso.

18 de agosto - II Encontro Nacional da Conlutas
A Conlutas aproveita a manifestação em Brasília para realizar seu II Encontro no dia 18. Ativistas e entidades que participaram da marcha permaneceram na capital federal para, no dia seguinte, definir os próximos passos da Coordenação na luta contra as políticas do governo Lula.

2006

5 a 7 de maio - Conat funda a Conlutas
Mais de 2.700 delegados participaram do I Congresso da Classe Trabalhadora (Conat), em Sumaré (SP), e fundaram a Conlutas, uma entidade sindical e popular. Um momento emocionante. Um momento importante na história das lutas dos trabalhadores, estudantes e movimentos sociais brasileiros. Surgia naquele momento uma nova direção: classista, democrática, de luta, pela base e internacionalista. "A Conlutas é para a ação, está surgindo uma nova direção!".

2007

25 de março - Encontro contra reformas reúne 6 mil
O encontro contra as reformas, realizado, em São Paulo, foi um marco na organização da Conlutas. Havia cerca de seis mil pessoas representando 626 entidades. Além da Conlutas, estiveram entidades como Intersindical, FST, MTL, MTST, Pastorais Sociais, Conlute, Andes-SN, ASSIBGE, Condsef, Fenafisco, Fenasps, Sinasefe e Sinait. Também estiveram o MST, da CSC e de PSTU, PSOL e PCB. O encontro aprovou um calendário comum de lutas e um dia de paralisação nacional, 23 de maio, com o compromisso de todas as entidades presentes de realizar um grande dia de luta.

23 de maio – Um dia nacional de luta contra reformas
O dia 23 de maio sacudiu o país de norte a sul. Estudantes, servidores públicos, trabalhadores da construção civil, metalúrgicos, bancários, sem-terra e sem-teto e tantas outras categorias. Todos foram às ruas contra as reformas previdenciária e trabalhista do governo Lula. Cerca de 1,5 milhão de trabalhadores e estudantes participaram de alguma forma de protesto. Uma vitória!

24 de outubro - Nova marcha a Brasília
A Conlutas realiza nova marcha a Brasília. A Marcha Nacional em Defesa dos Direitos.

2 a 4 de Novembro - Encontro Nacional de Negros e Negras
Em novembro é realizado o I Encontro Nacional de Negros e Negras da Conlutas, em São Gonçalo (RJ). A atividade contou com mais de 600 pessoas. O encontro aprova a criação de um movimento nacional classista de negros e negras.

2008

19 a 21 de abril – Encontro Nacional de Mulheres
A Conlutas realiza, em São Paulo (SP), o I Encontro Nacional de Mulheres. Sob o tema "Luta contra o machismo e a exploração da mulher", o encontro lança proposta de movimento classista feminista.

3 a 6 de julho – I Congresso Nacional da Conlutas
Marco histórico na vida da Conlutas

7 e 8 de julho – I Encontro Internacional dos Trabalhadores Latino-americanos e Caribenhos
Um passo na unidade das lutas latino
-americanas e caribenhas

Nenhum comentário: