quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mais que palavras

Diante da criminosa e brutal ofensiva das forças armadas israelenses contra a população palestina da Faixa de Gaza, os governos do mundo inteiro foram incapazes de ir além de, quando muito, censurar verbalmente o caráter “desproporcional” do massacre imposto aos palestinos.

A pressão do governo estadunidense vem impedindo que qualquer iniciativa internacional mais efetiva se realize para por fim à ilegalidade monstruosa promovida pelo Estado de Israel. Neste contexto, deve ser aplaudida a iniciativa do presidente Hugo Chávez Frias da Venezuela. O governo venezuelano expulsou do país o embaixador israelense e o seu pessoal diplomático, em protesto contra a violação do direito internacional promovido por Israel.

Segundo o documento divulgado pelo ministério de relações exteriores da Venezuela, a comunidade internacional deveria se posicionar e tomar “medidas urgentes e necessárias para deter a invasão do Estado Israel contra o território palestino”, mais adiante o documento afirma que a ação do governo venezuelano contra a representação diplomática de Israel se legitima em função da "utilização planificada do terrorismo de Estado, com o qual este país se colocou à margem do concerto das Nações". Mais que palavras, o governo de Hugo Chávez conseguiu traduzir em atos o repúdio que a maior parte da opinião pública internacional sente em relação à truculência e bestialidade do militarismo israelense.

Nenhum comentário: