quarta-feira, 21 de maio de 2008

Não à privatização da cultura!


Faço deste espaço, neste momento, uma tribuna aberta para o manifesto dos servidores públicos da área da cultura estadual do Rio de Janeiro, que vêm denunciando o projeto de privatização da cultura em nosso estado e conclamando à solidariedade. Com a palavra, os servidores da cultura.


À classe artística BRASILEIRA:


Encaminhamos a todos o link do abaixo-assinado contra a proposta de mudança de gestão da malha cultural do Estado do Rio de Janeiro constituída pelas unidades da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro/Funarj, da Fundação Museu da Imagem e do Som/MIS, da Fundação Casa França-Brasil e da Fundação Teatro Municipal, mudança esta proposta pela atual Secretária de Cultura do Estado, Sra. Adriana Rattes.

Como a própria Secretária expôs em assembléia recente no Teatro João Caetano, segundo sua proposta os novos funcionários da Cultura seriam contratados temporariamente por duas OS - organizações sociais de direito privado - através de processo seletivo, com duração de dois anos somente. Imaginem o desastre que seria uma escola de arte trocando seus professores e coordenadores a cada dois anos, o mesmo ocorrendo com o pessoal dos museus, teatros, casas de cultura e etc.

Ironicamente, a Secretária argumenta que sua proposta integra uma "política cultural", esquecendo-se, talvez, que políticas culturais pressupõe continuidade nas ações e qualificação progressiva do corpo funcional. Na educação, por exemplo, os objetivos são plenamente atingidos quando da conclusão de ciclos de vários anos de duração; educação infantil, ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação, etc.Assim, perguntamos: como ter escolas de arte e cultura de qualidade com trocas bienais dos funcionários? Além disso, continua a Secretária, quem escolheria os funcionários seriam os gestores das OS, isto é, a cada governo haveria uma troca generalizada dos contratados temporários, possibilitando, dessa maneira, toda a sorte de contratações irregulares por conveniências políticas e troca de favores variados.A causa diz respeito a toda classe artística e a população brasileira como um todo, por isso solicitamos que assinem nosso abaixo-assinado e encaminhem o link abaixo para o maior número de pessoas.


Funcionários da Cultura




Nenhum comentário: