sábado, 3 de maio de 2008

Exportando democracia?



Possivelmente, a maioria dos cidadãos brasileiros acredita que as tropas de nossas Forças Armadas que se encontram no Haiti, estão realizando algum tipo de missão filantrópica naquele país ou auxiliando-os - bem ao gosto da ideologia do presidente George W. Bush – a construir sua democracia. A verdade, no entanto, é bem diferente. Os cerca de 1200 soldados enviados ao Haiti pelo presidente Lula cumprem, naquele país, uma missão que, a cada dia que passa, revela mais o seu caráter criminoso.
Desde que chegaram ao Haiti, em 2004, as tropas de Lula vêm sustentando militarmente a política de recolonização do país imposta pelos EUA que transforma o pequeno país caribenho em uma região ilimitadamente aberta às mercadorias e aos investimentos das grandes transnacionais. O governo títere, lá instalado, assina tratados nos quais se compromete a abrir mão de qualquer controle soberano sobre a economia. A privatização dos serviços públicos avança a passos largos e as condições de vida do povo haitiano são cada vez mais drásticas.
Recentemente ocorreu uma explosão de manifestações populares espontâneas contra o violento aumento dos preços dos alimentos que vêm condenando a população do país à fome generalizada. Diante das manifestações dos famintos haitianos, as tropas de Lula lideraram a brutal repressão que ceifou a vida de vários cidadãos daquele país. O episódio mais recente desta seqüência de abusos cometidos contra o brioso povo haitiano foi a proibição das manifestações operárias e populares no primeiro de maio, imposta pelo governo-fantoche e garantida pelas tropas de Lula. É vergonhoso que um governo liderado por um ex-sindicalista que dirigiu inúmeras manifestações em defesa da liberdade de organização e expressão, aja, em um país estrangeiro e soberano, como força repressora anti-popular e pró-colonialista. É cada vez mais imperioso exigir a retirada das tropas brasileiras do Haiti, em apoio à reivindicação das próprias massas populares haitianas.
A organização sindical popular haitiana Batay Ouvriye (Batalha Operária), que vem liderando boa parte das lutas contra a alta do custo de vida e contra a ocupação militar estrangeira, divulgou anteontem, a seguinte nota à imprensa sobre a proibição dos protestos do primeiro de maio que divulgo abaixo.

Na presente nota, a Batay Ouvriye quer anunciar e outra vez denunciar, a toda imprensa, o fato de que estão nos negando novamente o direito de nos manifestarmos em pleno primeiro de maio! Efetivamente, em Cabo-Haitiano, mas também em Porto-Príncipe, a policia nos proibiu de sair às ruas, sob o pretexto de que existem muitas mobilizações, fazendo referência às expressões burguesas e governamentais como festas e outras exposições alienantes. Contudo, sabemos que o direito de manifestação é constitucional e, sobretudo, que o primeiro de maio é puramente comemoração da mobilização da classe operária. Por isso, de toda forma, estaremos nas ruas! Não só para seguir denunciando o alto custo de vida, o salário baixo, o desemprego e a corrupção que os acompanham, mas também as medidas paliativas com as quais pensam em sair desta crise, como proibir de fato nossas mobilizações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quanta besteira, quantos comunistas estão lutando pela paz no Haiti, quantos de vocês críticos estão levando ajuda humanitária para aquele pais, bando de imprestáveis, porque não vão ao Haiti levar medicamentos e ajuda só ficam ai filosofando, não sabem e nem sentiram o que é ter que ajudar um país que vive a muito tempo em miséria.
Gostaria que desde já vocês enviassem uma força de ajuda ao Haiti, caso não mandem, calem a boca e não falem besteira.

Anônimo disse...

as veses me pergunto se estes comunistasinhos de merda sabem o que ser homem de verdade!ser homem e viver como e ser verdadeiro com o que crê. o brasil e atualmente o pais mais corrupto das americas e é comandado por um destes que tinha o mesmo discursso imbecil e hoje desfruta das regalias da democracia,cade o homem do povo, ao contrario lidera um partido podre cheio de comunas safados envolvidos com todo tipo de roubos e safadesas,antes de falar da nossa tropa no Haiti limpe bem a boca e veja se e homem o suficiente para avaliar estes bravos militares que nenm de longe se parecem com o rascunho de pessoa
que voçe acha ser.por isto saia do discurso babaca e venha ser homem uma boa oportunidade seria procurar saber como e a vida de nossa tropa no pais amigo,saber como agem os verdadeiros homens da força de paz.
sujeitos como voçe deveriam nascer mil vezes para tentar melhorar a raça e não ficar vomitando um monte de besteiras, o seu recalque compreensivel pois com certesa voce não tem capacidade ou perfil para ser um FUZILEIRO NAVAL OU UM
PARAQUEDISTA então continue se escondendo no limo dos covardes
e curve-se ao ver um Fuzileiro ou um PQD Passar
ADSUMUS Fuzileiros 1000 bRAVO ZULU